A seleção de futebol dos sonhos será anunciada em janeiro no Bola de Ouro

Pré-seleção

Feche os olhos e imagine um time com Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Didier Drogba e Thomas Müller… Parece loucura? Pois no dia 11 de janeiro de 2011 esse sonho poderá virar realidade: na cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA, será anunciada pela segunda vez a seleção mundial FIFA/FIFPro.

A edição de 2009 foi a primeira realizada em conjunto pela Fifa e pela FIFPro, que entre 2005 e 2008 organizou o seu próprio prêmio. Os 50 mil jogadores profissionais sindicalizados de todo o mundo, que formam a FIFPro, deram o seu voto secreto aos colegas que desejavam incluir na Seleção Mundial de 2010, escolhendo um goleiro, quatro jogadores de defesa, três meio-campistas e três atacantes. Assim foi obtida uma pré-seleção de 55 atletas, da qual sairão os 11 que formarão o time dos sonhos.

Pelo segundo ano consecutivo, todos os jogadores da seleção mundial do ano anterior estão entre os pré-selecionados. O caso mais significativo é o de John Terry, único jogador a ter ficado entre os onze titulares em todos os cinco elencos desde 2005. “Sem dúvida é um privilégio, especialmente porque a eleição é feita não só pelos companheiros, mas também pelos rivais”, disse o inglês no ano passado após receber o troféu.

Dez jogadores estão pela primeira vez na pré-seleção: Gareth Bale (21 anos), Marcelo (22), Michel Bastos (27), Thiago Silva (26), Thomas Müller (21), Mesut Özil (22), Bastian Schweinsteiger (26), Esteban Cambiasso (30), Gonzalo Higuaín (23) e Diego Forlán (31).