Vitória garante o primeiro passo do Goiás rumo à conquista da Copa Sul-Americana

Troca da frustração – Com uma atuação impecável na etapa inicial da primeira partida da decisão, o Goiás derrotou o Independiente por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (01), no Serra Dourada, e largou na frente na briga pelo título da Copa Sul-Americana. A equipe trocou a frustração do rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro pelo sonho do primeiro troféu internacional e abriu em grande estilo o confronto final, partindo para o segundo jogo, na próxima quarta-feira, em Avellaneda, em situação confortável.

Nada cômoda é a situação de Grêmio e Botafogo depois do grande passo do Goiás rumo à conquista da Sul-Americana. As duas equipes fazem no domingo um confronto direto pela quarta colocação no Brasileirão 2010, mas todo o esforço pode ser em vão se o Esmeraldino confirmar a vantagem na Argentina e erguer o cobiçado troféu continental. Nesse caso, a sonhada quarta vaga na Copa Libertadores 2011 ficará com a equipe goiana.

O Goiás entrou em campo nesta quarta-feira carregando as últimas esperanças de sua torcida na temporada. E, embalado por um Serra Dourada lotado, justificou as expectativas com uma atuação primorosa no primeiro tempo. Comandada por Rafael Moura, a equipe não deu espaços ao Independiente e atacou com velocidade, sendo recompensada com um gol quase fortuito logo aos 14 minutos: Carlos Alberto chutou sem direção, mas a bola espirrou e caiu nos pés de Rafael Moura dentro da área. O líder da equipe na reta final da competição não hesitou e abriu o placar.

A resposta argentina veio dois minutos depois com Cabrera, que arriscou chute perigoso pela direita, mas Harlei fez bela defesa para afastar uma das poucas chances do Independiente no jogo. Após boa arrancada em velocidade, a bola sobrou para Otacílio Neto, sozinho na área, ampliar para o Goiás.

Além da vantagem no placar, no início do segundo tempo o Goiás recebeu outro incentivo para definir o confronto na primeira partida: Silvera aplicou uma cotovelada em Rafael Toloi e foi expulso. Mesmo com um homem a mais, entretanto, os anfitriões esbarraram na ansiedade e não conseguiram controlar a partida. O Esmeraldino teve dificuldades para controlar a bola e aproveitar o espaço aberto na equipe adversária, mas saiu de campo com a expressiva vitória e a vantagem na segunda partida.

“Faltou controlar um pouco melhor a posse de bola, aproveitar a vantagem numérica que tínhamos em campo. Se tivéssemos conseguido manter a posse de bola poderíamos, sim, ter construído uma vantagem ainda maior e praticamente assegurado o título”, analisou o técnico Artur Neto ao fim da partida. “O importante é que estamos saindo daqui com uma boa vantagem, mas vamos manter o pé no chão para o segundo jogo”.