Deputados rejeitam o vergonhoso projeto que regulamentava o funcionamento dos bingos

Pela culatra – A Câmara dos Deputados rejeitou, há instantes, o Projeto de Lei 2944/04, que regulamentava o funcionamento dos bingos. Por 144 votos a favor, 212 contra e cinco abstenções, os parlamentares derrubaram no plenário o relatório do deputado João Dado (PDT-SP), relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação e que incorporou emendas de plenário ao texto.

Cumprindo acordo do Colégio de Líderes, na tarde desta terça-feira (14), a votação foi nominal e a aprovação dependia de maioria simples. Pela liberação do funcionamento dos bingos encaminharam os votos das bancadas o bloco PMDB-PTC, o PR, o PP, o PTB, o PDT e o PMN. Contra o projeto cerraram fileiras o PSDB, o Democratas, o PPS, o Psol e o PHS. Os parlamentares do PT, do bloco PSB-PCdoB, do PSC e do PV foram liberados durante a votação. Mesmo com a orientação das bancadas, muitos parlamentares decidiram não seguir a voz de comando.

A decisão desta noite colocou ao rés do chão um forte lobby que ganhou os corredores do Congresso Nacional. Depois de se empenhar durante anos pela aprovação da matéria, a bancada governista anunciou que votaria contra o projeto. Na verdade, essa manobra não passou de uma cortina de fumaça, pois não é novidade a relação quase umbilical que alguns petistas mantêm com os empresários da jogatina.