Lula da Silva reafirma que vetará projeto que altera regras dos royalties do petróleo

Água fria – O presidente-metalúrgico Lula da Silva voltou a reafirmar que vetará parte dos artigos do Projeto de Lei que estabelece o marco regulatório da exploração de petróleo. A declaração feita pouco depois do meio- desta terça-feira (21), em rápida entrevista aos jornalistas na saída do Complexo do Alemão, no Rio, é mais um balde no movimento dos prefeitos que hoje fazem um movimento nacional contra o veto presidencial.

O “Blog do Planalto” informou há pouco que Lula da Silva enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar a divisão de recursos entres as partes. Lula disse que o Parlamento já está ciente do veto e que manterá a proposta de divisão dos royalties elaborada conjuntamente com governadores de diversos estados. Ele afirmou, ainda, que a presidente eleita, Dilma Rousseff, concorda com o veto.

O mesmo canal de informação do Palácio do Planalto afirma que questionado sobre a possibilidade de haver cortes no Orçamento da União para a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), o presidente foi incisivo ao dizer que a imprensa se precipitou em anunciar que haveria tal procedimento, uma vez que ele já havia afirmado que isso não ocorreria.

“Vocês não podem desmentir um presidente”, disse Lula, que lembrou que, por possuir poder de veto, não permitiria qualquer corte nas obras de infraestrutura, indispensáveis ao crescimento do país.