Chuva afasta público na posse da primeira presidente eleita do Brasil

Carro fechado – Público muito pequeno para recepcionar a presidente eleita e diplomada Dilma Vana Rousseff (PT) nos dois canteiros laterais do Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes. Pelos cálculos da Polícia Militar, são cerca de três mil pessoas, muito diferente do público registrado nas posses de Lula da Silva em 2003 e 2007. A chuva pode ter sido um motivo da falta de populares na posse histórica da primeira mulher na Presidência da República.

Na Câmara dos Deputados, muitos convidados já estão no plenário onde Dilma fará o juramento e assinará o Termo de Posse. Governadores de todos os estados estarão presentes, assim como parlamentares do Senado e da Câmara Baixa. Dilma acabou de chegar à área da Catedral, de onde deveria desfilar em carro aberto, mas a segurança presidencial optou pelo carro fechado. Ela deve estar vestindo um terninho claro, mas a chuva impede que se veja a presidente.

Há uma hora, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que Dilma Rousseff não terá dificuldades em governar. Citou como ponto positivo a maioria do governo na Câmara e também no Senado. Pela primeira vez o Palácio do Planalto terá maioria nas duas Casas legislativas.