Segunda na São Silvestre, “Maluquinha” Simone vai brigar nos Jogos Pan-Americanos

Pegar nas mãos – Simone Alves da Silva sequer era cotada como uma das favoritas ao pódio da São Silvestre, mas cruzou a linha de chegada em segundo lugar, poucos segundos atrás da vencedora Alice Timbilili. O resultado surpreendeu muita gente, menos o técnico dela, Adauto Domingues, que já acreditava em um bom resultado e prevê um futuro de destaque para a competidora. Para 2011, as principais metas de Simone são as melhoras em suas marcas pessoas nos 5.000m e nos 10.000m, além da disputa dos Jogos Pan-americanos, segundo informa a “GazetaEsportiva.net”.

“Ela pode chegar muito próximo do que a Carmem de Oliveira fez”, comentou o treinador, se referindo à vencedora da São Silvestre de 1995 e ainda recordista sul-americana dos 5.000m e dos 10.000m. “Acho que a Carmen foi uma das melhores fundistas que o Brasil já teve e ela possuía um potencial maior que a Simone, só que aqui eu tenho uma equipe (BM&F Bovespa) que me dá toda a facilidade para trabalhar, coisa que talvez a Carmen não teve”, explicou.

Entretanto, para alcançar esta meta, Adauto precisará trabalhar bastante o aspecto psicológico da melhor brasileira da São Silvestre 2010. Descontraído, o próprio técnico usa adjetivos como “pinelzona” e “doidinha” para descrevê-la.

“A Simone é um talento, mas é altamente perturbada. Você tem que estar sempre colado porque ela é meio maluquinha mesmo. Ela é meio aérea, falta ter que pegá-la na mão e levar para a prova”, conta.

Adauto ainda diz que, apesar de não faltar a treinos, Simone costumar ficar extremamente nervosa antes das provas a ponto de sentir dores. “Na São Silvestre só não aconteceu porque eu disse que, se ela fizesse isso, eu daria uns petelecos”, brincou, acrescentando que seu principal atleta, Marílson Gomes dos Santos, tem uma personalidade oposta. “A gente vai melhorá-la um pouco com trabalho psicológico, mas ela nunca terá a tranqüilidade do Marílson. É o perfil do cara”, destacou.