Rainha do futebol feminino mundial, Marta dedica prêmio à família e às amigas

Motivação – Pelo quinto ano consecutivo, a alagoana Marta Vieira da Silva, ou simples e magistralmente Marta, conquistou o prêmio de Jogadora do Ano da FIFA. O drible desconcertante e o faro de gol a mantêm como a grande rainha do futebol mundial. Emocionada como sempre, com lágrimas nos olhos de pura felicidade, a brasileira falou com o “Fifa.com” sobre todas as suas emoções minutos depois de descer do palco.

A quem você dedica o prêmio?

À minha família, às companheiras de equipe, a todas as pessoas que trabalham comigo e me ajudam e incentivam. Acho que sem elas ao meu lado não conseguiria nada disto.

O prêmio é uma motivação ou um peso?

Pesar, pesa (risos). É claro que em parte é um peso, uma responsabilidade grande, porque as pessoas esperam mais da gente. É como se a gente tivesse de levar a equipe nas costas sozinha. Mas eu sempre trabalhei bem esse aspecto, tanto nas minhas equipes quanto na seleção brasileira. As minhas companheiras me demonstram que a responsabilidade é de todas. Assim me livro do peso e vejo este prêmio como algo positivo, como um incentivo, uma motivação que fortalece a minha vontade de trabalhar firme e voltar mais vezes aqui. E ganhar mais vezes, enfim, sempre ajudando as minhas equipes.

O que diria às rivais desta noite?

São duas grandes jogadoras que tiveram um ano muito bom e chegaram aqui por méritos próprios. A Prinz é uma jogadora que inspira muitas outras e que tem uma história no futebol bastante rica. A Fatmire tem um grande futuro pela frente. São jogadoras de alto nível.