Com as bênçãos de Michel Temer, o incompetente Kassab troca o Democratas pelo PMDB

Arrumando as malas – Concluindo o entendimento que começou com o falecido Orestes Quércia e deu seguimento com Michel Temer, vice-presidente da República, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, decidiu na noite de quinta-feira (13) que deixará o Democratas e migrará para o PMDB, levando na bagagem alguns outros integrantes de seu atual partido.

Com o DEM vivendo um processo de encolhimento que começou bem antes das recentes eleições, Kassab quer se cacifar politicamente para, em 2014, concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista, contra o atual governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato natural à reeleição.

Com a chegada de Gilberto Kassab, o PMDB cresce e número de políticos eleitos, pois o prefeito paulistano espera atrair para o seu novo partido os seis deputados federais eleitos pelo DEM e nada menos que 70 prefeitos de cidades do interior paulista que já negociam com Michel Temer. Na prefeitura de São Paulo, o PMDB tem a vice Alda Marco Antonio, que também ocupa a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O único entrave no projeto de debandada de Gilberto Kassab é a questão da fidelidade partidária, que divide opiniões no universo do Direito. O Supremo Tribunal Federal entende que o mandato cabe ao eleito, não ao partido, mas o DEM, que luta para não sumir da cena política tupiniquim, por certo tentará na Justiça reaver o mandato do atual prefeito da maior cidade brasileira. O anúncio oficial da saída de Kassab se dará em março, por ocasião da eleição da nova direção do Democratas.

No caso dos deputados a situação é um pouco diferente, pois a fidelidade partidária tem interpretação jurídica distinta. Fora isso, um eventual desembarque dos parlamentares no PMDB só será possível com a criação de uma janela partidária, assunto que Michel Temer já trata nos bastidores do Congresso Nacional e que deve entrar na pauta legislativa logo após da posse dos deputados federais e senadores.

Mesmo que ainda não oficial, a saída de Gilberto Kassab do Democratas confirma reportagem do ucho.info sobre o fato de o prefeito paulistano ter se dedicado à negociação com o PMDB enquanto a capital paulista naufragava nas barrentas águas das chuvas.