Chaves niveladas – A cada dois anos, o futebol da América do Sul se prepara para vivenciar o nascimento de novos craques. Desta vez não será diferente, com o Peru sediando o evento. Dez seleções de juniores entrarão na briga por quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20 da Fifa Colômbia 2011 e duas para o Torneio Olímpico de Futebol Masculino Londres 2012.
Trata-se do Campeonato Sul-Americano Sub-20, cuja primeira edição data do ano de 1954, quando ainda era disputado pela categoria sub-19, e que agora volta a reunir a nata do futebol júnior entre 16 (domingo) de janeiro e 12 de fevereiro. A competição acontece no mesmo país que sediou a Copa América de 2004 e a Copa do Mundo Sub-17 da Fifa 2005.
As seleções participantes estão divididas em dois grupos, que classificarão seis delas para o hexagonal final, quando serão conhecidos os donos das vagas para os torneios na Colômbia e em Londres. “As duas chaves estão muito niveladas, mas o nosso objetivo continua sendo a classificação para o Mundial”, afirma o uruguaio Gustavo Ferrín, técnico do selecionado peruano, que terá de enfrentar adversários de peso para conseguir o feito.
Campeonato Sul-Americano Sub-20 Peru 2011
Grupo A (Arequipa)
Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela
Grupo B (Tacna)
Colômbia, Brasil, Bolívia, Equador e Paraguai
*Como organizadora da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011, a Colômbia já está classificada para o torneio. Caso termine entre os quatro primeiros do hexagonal, o quinto classificado ficará com a quarta vaga para o Mundial.