Caminho livre para Marco Maia faturar a presidência da Câmara dos Deputados

Ajuda de Dilma – A presidente Dilma Rousseff (PT) trabalha com afinco para garantir o conterrâneo político e companheiro Marco Maia na presidência da Câmara dos Deputados. Se depender da vontade da presidente da República, o deputado petista será candidato único ao comando da Casa legislativa quando os parlamentares federais retornarem do recesso. De três candidatos avulsos da base do governo na Câmara, dois já desistiram e um terceiro confirmará sua desistência ainda nesta semana, quando a bancada do Partido da República se encontrar com Dilma.

O primeiro a desistir de disputar a presidência foi o deputado comunista Aldo Rebelo (SP). A decisão de retirar a candidatura aconteceu após contatos do Palácio do Planalto com a direção do PCdoB. Aldo não estava disposto a renunciar à candidatura, mas os aliados convenceram o deputado pelos interesses fisiológicos que ligam o partido ao governo federal.

Mesma tática funcionou com o deputado mineiro Júlio Delgado. Filiado ao PSB, o parlamentar deve ficar com a quarta secretaria da Mesa Diretora, a mesma que é responsável pela moradia dos deputados. O PSB tinha muito a perder se mantivesse a candidatura de Delgado.

O Partido da República é outra agremiação da base que vai anular as pretensões do deputado Sandro Mabel (GO). Ele tem dito que será um candidato avulso, mas muitos colegas sabem que Mabel faz muito jogo de cena para garantir outros interesses. Foi assim quando chorou para ter a relatoria do projeto da reforma tributária que acabou abandonada pelo próprio governo de Lula da Silva.