Em alerta por causa de enchentes e deslizamentos, São Paulo bóia na incompetência de Kassab

Um pouco do mesmo – Até dias atrás, o ínclito Gilberto Kassab, prefeito da maior cidade brasileira, São Paulo, estava ocupado com sua eventual mudança para o PMDB. Desde a morte do ex-governador Orestes Quércia, que chefiava o partido na terra dos bandeirantes, Kassab passou a tratar do assunto com Michel Temer, vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB. Agora, o alcaide paulistano anuncia que sua maior preocupação é recuperar o Democratas, legenda que há muito luta para se manter na vitrine da política nacional.

Nesse período, enquanto Gilberto Kassab cuidava dos próprios interesses, a capital dos paulistas naufragou algumas vezes nas furiosas águas das chuvas de verão. Na tarde desta quarta-feira (19), o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção diante da possibilidade crescente de inundações. Eis as regiões em estado de atenção: São Mateus, Perus, Vila Prudente, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé e Casa Verde.

Horas antes, quando a chuva começou a despencar sobre grande parte da cidade, a Defesa Civil colocou onze regiões em alerta por conta do risco de deslizamentos de terra. De acordo com o CGE, a medida é meramente preventiva e se baseia na previsão de chuva forte para esta quarta-feira. São essas as regiões com riscos de deslizamentos de terra: Aricanduva/Formosa, Butantã, Campo Limpo, Cidade Ademar, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Jabaquara, M’ Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá e Santana.

Ora, se ao CGE, órgão da prefeitura, tem como prever o deslizamento de terra em alguns bairros paulistanos, o prefeito Gilberto Kassab, que herdou dois anos do mandato de José Serra e se reelegeu em 2008, já deveria ter feito algo para evitar tragédias como as que acontecem ano após ano, nos mesmos locais. Por outro lado, avisar a população menos de uma hora antes de eventual tragédia é no mínimo uma piada de péssimo gosto.

Assim como qualquer outro prefeito de cidade com problemas semelhantes, Kassab deixa de agir com medo dos dividendos políticos negativos que a remoção de pessoas das áreas de risco pode gerar. Para que a população não fique sem resposta, Gilberto Kassab tem apelado apela para a gazeta oficial e colocadp a culpa na natureza, para não dizer que o problema do prefeito é com São Pedro, gerente do nem sempre resistente açude celestial.

Garantem os mais experientes que cada povo tem o governante que merece, mas Kassab tem abusado da paciência dos paulistanos. Na Zona Leste paulistana, mais precisamente no bairro de São Mateus, uma rua asfaltada simplesmente rachou depois da forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde de terça-feira (18). Consultada sobre o assunto, a Companhia de Engenharia de Tráfego alegou que desconhecia qualquer anormalidade na destruída via.