PF desmantela quadrilha que agia no Porto de Paranaguá e faz buscas na casa do irmão de Requião

Ambiente familiar – No vácuo da Operação Dallas, deflagrada na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal prendeu oito pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que desviava cargas e praticava diversos crimes no Porto de Paranaguá (PR). A PF cumpre 10 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão no Paraná, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, a PF prendeu o ex-superintendente do Porto de Paranaguá, Daniel Lucio de Oliveira, e no Paraná cumpriu mandado de busca e apreensão no apartamento de Eduardo Requião, irmão do ex-governador Roberto Requião, senador eleito e diplomado pelo PMDB. Nos dois mandatos consecutivos em que esteve no Palácio Iguaçu, sede do Executivo paranaense, o destemperado Roberto Requião transformou o governo estadual em ambiente familiar, tamanho era o número de parentes pendurados em cargos públicos.

As investigações policiais permitiram mapear as ações de uma quadrilha que ao longo o tempo se especializou no desvio de cargas e na prática de delitos que causavam prejuízo ao patrimônio público. Inicialmente levados à custódia da Superintendência Regional da PF, em Curitiba, os presos na Operação Dallas ficarão à disposição da Justiça Federal no sistema penitenciário do estado. Caso as fraudes apuradas durante a operação policial sejam comprovadas, os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato, apropriação indébita, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas informatizados, descaminho e formação de quadrilha.

Conhecido pela verborragia truculenta e desequilibrada, o ex-governador Roberto Requião ainda não se manifestou sobre o assunto.