Marco Maia sela o apoio de 22 partidos em torno da sua candidatura à presidência da Câmara

Dom Quixote – O deputado Marco Maia (PT-RS) fechou acordo na tarde desta quarta-feira (26) com todos os pequenos partidos em torno de sua candidatura à presidência da Câmara. A eleição será realizada no próximo dia 1º de fevereiro e, transcorrendo conforme o combinado, a proporcionalidade dos partidos será respeitada na Mesa Diretora. Ao todo, segundo o próprio Maia, o acordo contempla 22 partidos, inclusive os três da oposição: PSDB, Democratas e PPS.

Neste instante, o candidato avulso à presidência, deputado Sandro Mabel (PR-GO), percorre os gabinetes dos deputados no anexo IV para pedir apoio. Uma assessora se antecipa e verifica a presença do parlamentar para que o candidato possa conversar.

A candidatura de Mabel é vista como uma espécie de investida no estilo Dom Quixote, que no momento não teria qualquer chance de sucesso. A própria legenda a qual é filiado, o Partido da República, declarou na manhã desta quarta-feira apoio ao candidato petista.

“[Maia] já é o primeiro vice-presidente da Casa e está num processo de valorização do Legislativo. Reafirmou que reforma política será o item zero da pauta, como o PMN quer votar”, afirmou o líder do partido, deputado Fábio Faria (RN).