Consumidores e empresários estão preocupados com o desempenho da economia nos próximos meses

Confiança estável – Os empresários brasileiros ainda mantêm um bom nível de otimismo em relação à economia verde-loura e ao governo federal, segundo pesquisa revelada na quarta-feira (26) pela Confederação Nacional da Indústria. A mesma entidade anuncia nesta quinta-feira (27), entretanto, que o desempenho da indústria será menor em 2011. O indicador de expectativa da demanda para os próximos seis meses foi 58,1 pontos, ante os 62,9 pontos registrados em janeiro de 2010.

O Índice de Confiança do Consumidor manteve-se também estável, mas houve uma piora na avaliação sobre o atual momento da economia. A Fundação Getúlio Vargas, que divulgou os resultados da pesquisa nesta manhã, observa que o índice de pessimistas subiu de 15,4% para 19,3%. A expectativa com relação aos próximos seis meses melhorou.

Já as expectativas da indústria foram reveladas a partir de indicadores da Sondagem Industrial, realizada entre 1.518 empresas e que levou em consideração o último trimestre do ano passado. De acordo com informações da CNI, divulgadas há instantes, os empresários estão pessimistas com o desempenho das exportações e com o mercado interno. Eles acreditam que as vendas cairão nos próximos seis meses.

A utilização da capacidade instalada em dezembro foi inferior ao usual para o mês. O indicador, que caiu para 48,2 pontos, foi o menor valor do ano. Em novembro, tinha alcançado 50,4 pontos. Apesar do pessimismo, as empresas esperam contratar mais nos próximos seis meses.