De São Paulo ao Ceará: um passeio pelos principais campeonatos estaduais

Reencontros – Enquanto o Fluminense vai aos poucos encontrando seu melhor futebol, o Vasco parece se afastar cada vez mais de sua tradição no Campeonato Carioca. A equipe de São Januário segue sem experimentar o gosto da vitória na terceira rodada do Estadual, algo que não acontecia desde 1984, enquanto o Tricolor carioca venceu com tranquilidade e manteve os 100% de aproveitamento na competição. Com o resultado, o Tricolor chegou a nove pontos, passando a ocupar a segunda colocação do Grupo B – o Botafogo leva vantagem no saldo de gols.

Depois do Resende e do Nova Iguaçu, foi a vez de o modesto Boavista parar o Gigante da Colina no Engenhão, deixando o técnico Paulo Cesar Gusmão em situação delicada e a torcida em pé de guerra com o time. A equipe cruzmaltina não conseguiu se impor em campo e sucumbiu diante do acanhado clube de Saquarema, que marcou com Tony, Frontini e André Luis – Marcel descontou para o Vasco.

No segundo jogo da rodada dupla no Engenhão, um cenário totalmente distinto: cada vez mais perto de mostrar o futebol que o levou ao título do Campeonato Brasileiro, o Fluminense agradou a torcida com uma vitória firme sobre o Macaé por 3 a 1, em noite inspirada de Carlinhos e Souza, autores dos gols tricolores. O meia, por sinal, apagou em grande estilo a má impressão da estréia, quando foi expulso: deixou sua marca duas vezes nesta quinta-feira e ajudou a garantir a terceira vitória consecutiva no Estadual.

Campeonato Paulista – O Palmeiras também provou à torcida que está no rumo certo ao bater o Paulista FC no Pacaembu. O Palmeiras também voltou a mostrar bom futebol após um início turbulento. O Verdão venceu a terceira partida seguida na competição nesta quinta-feira, desta vez contra o Paulista de Jundiaí, por 3 a 1, no Pacaembu, e assumiu a ponta da tabela do Estadual. O Palmeiras divide a liderança com o Santos, ambos com dez pontos ganhos.

Marcos Assunção e Kleber, no primeiro tempo, e Patrik, na etapa final, garantiram a vitória do Verdão sobre o Paulista, com Maurício Ramos, contra, descontando para a equipe do interior de São Paulo.

Campeonato Paranaense – O Coritiba se isolou na liderança ao vencer o Cascavel por 1 a 0, no Couto Pereira, pela quarta rodada da competição. O único gol da partida foi marcado pelo meia Davi, um dos reforços para a temporada, aos 11 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Coxa chega aos 10 pontos e dispara no topo da classificação, enquanto o Cascavel divide a lanterna com o Paraná, com um ponto.

Campeonato Catarinense – Mesmo com sua equipe titular em campo o Avaí voltou a decepcionar sua torcida no Campeonato Catarinense ao perder para o Imbituba por 1 a 0 em plena Ressacada. Foi o quarto revés seguido do Leão, que continua sem pontuar e é o a lanterna do Estadual.

Campeonato Cearense – O Ceará saiu de campo com mais uma vitória magra na noite desta quinta-feira, no Cariri, mas foi o suficiente para assumir a liderança do campeonato Cearense. A equipe superou o Crato por 1 a 0 no Estádio Mirandão, pela sexta rodada da competição, e chegou a 13 pontos, dois a mais que o rival Fortaleza. Os arquirrivais, por sinal, se enfrentam no próximo domingo no Estádio Castelão.

Campeonato Pernambucano – O Santa Cruz segue surpreendendo: nesta quinta-feira (27), a equipe bateu o Petrolina por 2 a 1, no Arruda, e manteve 100% de aproveitamento após seis rodadas. O artilheiro do campeonato, Thiago Cunha, não marcou, mas Jackson e Laécio garantiram a vitória do Santa ainda no primeiro tempo. O time é líder isolado do Estadual com 18 pontos. Também pela sexta rodada, o Náutico derrotou o Vitória, por 1 a 0, fora de casa, e soma agora 11 pontos.