Tiririca, o palhaço que chega à Câmara dos Deputados, pede seguranças para fugir de assédio

Piada feita – Francisco Everardo Oliveira Silva nasceu em Itapipoca, no litoral Norte do Ceará. O município tem sua economia baseada na agricultura familiar e o comércio local é referência na região. No Wikipédia as primeiras informações indicam que é a terra de Tiririca, o humorista de tiradas ingênuas que virou deputado federal graças, principalmente, ao seu bordão “pior que tá não fica”. E o mesmo Francisco Everardo de longa vida circense coroou a sua carreira ao chegar à televisão brasileira.

Instalado no gabinete 637 do Anexo da Câmara dos Deputados, Tiririca virou sensação – seja ainda pelo seu carisma infantil ou pelo inusitado de chegar ao Parlamento.Com um sofisticado esquema político e boas articulações mercadológicas, o deputado-palhaço obteve votação que ultrapassou a 1,3 milhão de votos pelo Partido da República de São Paulo. Provavelmente surfando no populismo barato, Tiririca quer ser mais diferente que seus pares.

A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados recebeu uma solicitação para disponibilizar seguranças ao deputado. O pedido telefônico, feito no dia 1º de fevereiro, foi confirmado à reportagem do ucho.info pelo chefe de gabinete do parlamentar Antônio Cardoso. O assessor disse que o pedido teria por objetivo preservar a integridade de Tiririca por conta do assédio do público e da imprensa.

Cardoso informou que o a solicitação por telefone foi feita “exclusivamente” para os dias 1º e 2 de fevereiro, na posse e no segundo dia dos trabalhos legislativos. “Pensei na segurança do deputado”, resumiu. Os seguranças estariam à disposição de Tiririca na entrada, “quando ele chegasse à Câmara”, completou o chefe de gabinete.

Dos 513 deputados federais, apenas um deles recebe um acompanhamento dos policiais legislativos. Trata-se do presidente da Casa. À sua disposição há pelo menos quatro seguranças que fazem o acompanhamento interno e externo.