Caciques do PT podem abortar CPI que pretende investigar o misterioso Seguro DPVAT

Assinaturas suficientes – Disposto sempre a fazer denúncias e a criar comissões de investigação no Congresso Nacional, o Partido dos Trabalhadores mudou a tática desde que assumiu a administração do governo federal. Em 2003. A direção e os líderes do partido sinalizam que pretendem frear as comissões parlamentares de inquérito sob o argumento de que é preciso estabelecer um procedimento comum.

“É importante disciplinar o procedimento, sem inibir o parlamentar de sua iniciativa, mas também estabelecer um procedimento em relação ao governo que não crie dificuldades desnecessárias”, explica o deputado Edson Santos (PT-RJ). E para evitar futuros aborrecimentos, os petistas querem abordar a criação da CPI do Seguro DPVAT, proposto pelo deputado do próprio partido, o mineiro Weliton Prado.

Ele já conseguiu assinaturas em número mais que suficiente para a instalação de uma CPI, mas prefere não divulgar até que a cúpula do PT decida o que fará com a proposta. Segundo a sua assessoria, até agora o requerimento obteve 200 assinaturas. Weliton Prado não quer publicidade, porque o assunto está sendo discutido pela liderança. Weliton também não fala sobre o assunto, embora tenha sido procurado diversas vezes pela reportagem do ucho.info.

O Seguro DPVAT é uma grande caixa preta, por onde passam grandes cifras a partir da cobrança obrigatória de taxas sobre caminhões, motos, carros, máquinas de terraplanagem, equipamentos móveis e ônibus. Somente em 2009 foram arrecadados R$ 5,409 bilhões, valor correspondente a mais de 42,7 milhões de veículos segurados.

No mesmo ano, foram pagos 256,4 mil sinistros, atingindo o total de R$ 2 bilhões. Além das grandes cifras arrecadadas, o seguro obrigatório teve aumento de 7,38%, mas a indenização é a mesma desde 2007.

Há dois anos o Seguro DPVAT é administrado pela Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro, graças a uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados. São 71 seguradoras consorciadas, muitas pertencem ao mesmo grupo empresarial, como a Zurich Brasil, Mapfre e Aliança.