Com dez jogadores, Brasil domina a Argentina, mas perde por 2 a 1 pelo Sul-Americano sub-20

Tudo ou nada – O duelo entre Brasil e Argentina pelo Sul-Americano sub-20 teve todos os ingredientes de um clássico entre as duas maiores forças do continente: golaços, nervosismo, catimba e reclamações. No final, quem acabou levando a melhor foram os argentinos, que venceram por 2 a 1 neste domingo, em Arequipa, e colocaram fogo na disputa pelo título e pelas vagas em jogo.

Com a primeira derrota em toda a competição, a Seleção manteve os seis pontos e caiu para o segundo lugar da tabela do hexagonal final, atrás do Uruguai, que tem sete. A Argentina também foi para seis, mas perde para os brasileiros no saldo de gols: cinco contra um. Logo atrás aparece o Equador, com cinco.

Vale lembrar que o Sul-Americano Sub-20 dá apenas duas vagas para o Torneio Olímpico de Futebol Masculino e outras quatro para a Copa do Mundo Sub-20 da Fifa. Com apenas duas rodadas para o término da competição, os comandados de Ney Franco enfrentam ainda dois concorrente diretos: o Equador, na próxima quarta-feira (09), e o Uruguai, no sábado (12).

O início de jogo em Arequipa não poderia ter sido pior para o time brasileiro. Logo aos dois minutos, o capitão Bruno Uvini torceu o tornozelo e precisou ser substituído – mais tarde confirmou-se uma fratura da fíbula. Aos oito minutos, Juan acertou o rosto de Funes Mori, dentro da área. Pênalti e expulsão direta do zagueiro. Para completar o pesadelo, o mesmo Funes Mori marcou e fez 1 a 0.

Apesar de tentar arrumar a equipe taticamente ao sacar Oscar para recompor a zaga, Ney Franco teve um inimigo ingrato para tentar combater: o nervosismo de seus comandados. Neymar e companhia abusaram das reclamações e simulações, tudo para convencer o árbitro a punir os rivais.

Somente quando percebeu que, mesmo com um homem a menos, poderia ser superior ao rival, o Brasil se acalmou. Neymar, de cabeça, só não empatou, pois parou em defesa mágica de Andrada.

No segundo tempo, a Argentina assustou com menos de um minuto, com Funes Mori parando em Gabriel, que fez ótima defesa. A resposta brasileira aconteceu com Lucas. Primeiro, o meia arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu com força. Depois, passou por três marcadores, mas chutou por cima do travessão.

Mais veloz e calmo, o Brasil alcançou o empate. Willian José recebeu de Neymar, pela esquerda, levou para o meio e soltou uma bomba no canto esquerdo de Andrada para fazer um golaço. No entanto, depois de uma bobeada da defesa brasileira, que parou no lance, Iturbe fez fila e devolveu a vantagem para a Argentina. Foi um balde de água fria para esfriar o bom momento do time de Ney Franco.

Apesar de ter conseguido manter os nervos controlados até o final, Neymar levou um cartão amarelo bobo e virou desfalque para o duelo contra o Equador. No final do jogo, Casemiro, em cobrança de falta, ainda acertou o travessão, mas já era tarde. Fim da invencibilidade e disputa acirrada pelo título e pelas vagas.