Obras para as Olimpíadas de 2016 no Rio serão acompanhadas pelo Ministério Público

Evitar problemas – O Ministério Público do Rio de Janeiro criou uma comissão especial para fiscalizar projetos, obras e investimentos da Olimpíada 2016. A equipe de cinco promotores vai monitorar desde o impacto ambiental de novas construções até a aplicação dos recursos públicos, cumprimento de contratos e andamento de licitações.

“O Ministério Público e os tribunais de contas não têm o condão de fazer vista grossa. Podemos atuar como porta de entrada, apontar problemas antes da abertura de inquérito”, disse o coordenador do grupo ao “Estado de S. Paulo”, Sávio Bittencourt. Segundo o promotor, o objetivo do Ministério Público é evitar os problemas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, quando os órgãos de fiscalização só atuaram depois da competição realizada e apontaram uma série de irregularidades e superfaturamentos nos contratos.

“No Pan, atuamos apenas reativamente”, reconhece Bittencourt. “Outro dia, um grupo de visitantes foi ao Engenhão e o ônibus que os levava não conseguia chegar perto do estádio”, contou o promotor.