Goleiro da seleção alemã afirma que jogadores gays devem “sair do armário”

Ingleses contra – O goleiro da seleção da Alemanha e do Schalke O4, Manuel Neuer, afirmou que os jogadores profissionais homossexuais devem sair do armário, em entrevista publicada na revista “Bunte”. “Sim, quem é homossexual deveria dizer que é”, afirmou o goleiro.

“Os torcedores vão se acostumar rapidamente. O que importa é o rendimento do jogador, não a preferência sexual”, completou o atleta, de 24 anos. O pedido do goleiro é pouco comum, já que a homossexualidade no mundo do futebol continua sendo um tabu.

Matéria publicada no site “Lado A”, na última quinta-feira (3), informa-se que uma pesquisa divulgada durante o mês de História LGBT na Inglaterra, aponta que a maioria dos fãs de futebol é contra a homofobia neste esporte no país. A pesquisa da Universidade de Staffordshire questionou 3.500 torcedores, jogadores e juízes e descobriu que 93% deles disseram que não há espaço para a homofobia no futebol.

A surpresa foi que 30% dos atletas e membros da comissão técnica afirmaram que conhecem algum jogador profissional homossexual. Apesar disso, 78% acreditam que um jogador homossexual enfrentaria hostilidade da torcida se saísse do armário, e a culpa foi apontada aos clubes, que não se envolvem na questão e não apóiam seus atletas gays. Os entrevistados sugeriram que os atletas deveriam sair, ou serem colocados fora, do armário para mudar a situação.