Automobilismo brasileiro perde uma de suas lendas, o ex-piloto Luiz Pereira Bueno

Minuto de silêncio – Morreu em Atibaia, cidade a 64 quilômetros da capital paulista, o ex-piloto Luiz Pereira Bueno. Conhecido pelos amigos como “Peroba”, Luizinho, 74 anos, sofria de câncer de pulmão. Considerado como um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro, Luiz Pereira Bueno teve uma invejável trajetória nas pistas, onde conquistou a lendária prova das “Mil Milhas”, que ao longo da história teve vencedores como Chico Landi, Chico Serra, Christian Heins e Maurizio Sala.

Excelente acertador de carros, Luizinho fez parte da equipe Hollywood e em 1969, na companhia de Emerson Fittipaldi e Ricardo Achcar, foi para a Europa, onde o trio disputou provas da Fórmula Ford. Mas Luiz Pereira Bueno também teve suas incursões no mundo da Fórmula 1. Pilotando um March, “Peroba” disputou o Grande Prêmio Brasil de 1972, prova não reconhecida oficialmente, e cruzou a linha de chegada na sexta posição. Em 1973, o piloto disputou a mesma prova a bordo de um carro da equipe Surtees e chegou em 12º.

Emerson lamentou a morte do amigo, que foi um dos seus mestres de cerimônia no automobilismo. “”Luizinho começou a sua carreira nas corridas em 1958 e foi uma lenda para a nossa geração. Ele foi um dos pilares do automobilismo brasileiro, numa época em que os pilotos tinham que desafiar as máquinas em circuitos pouco seguros”.

Além de competente como piloto, Luiz Pereira Bueno foi um ser humano de qualidade e um amigo dedicado. Ao editor do ucho.info, de quem foi vizinho durante alguns anos, Luizinho dedicou amizade e paciência ao apresentar os bastidores do automobilismo.

O velório de Luiz Pereira Bueno foi velado em Atibaia, onde residia, e seu corpo será cremado no cemitério da Vila Alpina, na cidade de São Paulo.