Plenário do Senado aprova, por 68 votos a favor e 2 contra, a indicação de Luiz Fux para o STF

Tudo definido – O plenário do Senado Federal aprovou, há instantes, a indicação da presidente Dilma Vana Rousseff para que o ministro Luiz Fux integre o Supremo Tribunal Federal. Carioca de nascimento, Fux, ministro do STJ, chega à máxima instância da Justiça brasileira para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Eros Grau, que deixou o STF em 2010.

Com a indicação, que deveria ter sido feita por Luiz Inácio da Silva, o Supremo volta à sua composição normal, com onze magistrados. O ex-presidente Lula preferiu deixar a missão para sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, que assim fez sua primeira indicação às Cortes máximas da Justiça.

Luiz Fux, que na manhã desta quarta-feira (9) foi sabatinado pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, recebeu em plenário 68 votos favoráveis à sua indicação. Apenas dois senadores votaram contra. O que mostra que dos 81 senadores que recebem em dia e nababescamente para bater o ponto na Câmara Alta, apenas 70 estavam presentes à sessão. Os outros onze provavelmente estavam ocupados com assuntos mais importantes.