Garotos do Brasil dão o primeiro passo para garantir vaga nas Olimpíadas de Londres

1 a 0 no Equador – O golpe havia sido duro contra a Argentina, mas nesta quinta-feira (10) o Brasil conseguiu dar a volta por cima e se aproximou de vez do sonho de se classificar para as Olimpíadas de Londres 2012. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Equador, em Arequipa, no Peru, a Seleção garantiu vaga na próxima Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011 e ainda vai brigar pelo título do atual Sul-Americano da categoria.

Com nove pontos, o Brasil aparece em segundo lugar do hexagonal final, atrás apenas do Uruguai, que soma 10 e é o adversário na última rodada, no sábado. A classificação para as Olimpíadas virá com um empate ou até mesmo com derrota. Neste caso, a Argentina, terceira com seis pontos, não pode vencer e descontar uma diferença de seis gols de saldo para o Brasil. Para chegar ao título, porém, só a vitória interessa contra os uruguaios.

Já o Equador, que parou nos cinco pontos, vai tentar confirmar a classificação para o Mundial Sub-20, assim como a Argentina, que tem grandes chances de sequer poder defender sua medalha de ouro obtida em Pequim-2008.

Para a partida contra os equatorianos, os comandados de Ney Franco chegaram com o moral abalado pela primeira derrota na competição, no último domingo para a Argentina. Mais ainda, a equipe tinha os desfalques do craque Neymar e de Juan, suspensos, e do capitão Bruno Uvini, que fraturou a fíbula na mesma partida.

O que ao menos foi um alento para a Seleção foi o novo gol de Casemiro logo no início, repetindo o que ele já havia feito contra a Colômbia no hexagonal. Logo aos sete minutos, em cobrança de falta de Oscar, o volante do São Paulo subiu livre de marcação e abriu o placar. Logo na sequência, Diego Maurício, substituto de Neymar, recebeu livre na meia lua, adiantou, mas, cara a cara com o goleiro, mandou pela linha de fundo.

O Equador quase empatou em dois lances pouco depois. Num deles, Gaibor chutou de fora da área. Com o goleiro Gabriel já batido, a bola só não entrou pois Danilo afastou em cima da linha. Aos 18 minutos, foi a vez de Romário salvar com Gabriel já batido.

Com Casemiro bem em campo, o Brasil segurou o resultado e voltou do intervalo tentando manter novamente o domínio das ações. No entanto, aos 14, o Equador chegou novamente com perigo, numa trama entre Jesus e Montaño, que chutou de primeira de fora da área. A bola passou por cima da meta de Gabriel, levando perigo.

O crescimento da equipe equatoriana na partida era visível. O time de Ney Franco ficava limitado ao seu próprio campo, o adversário criava chances cada vez mais perigosas e as alterações (Galhardo no lugar de Danilo e Henrique na vaga de Willian José) pouco surtiam efeito.

Apesar da pressão nos 25 minutos finais, o goleiro Gabriel foi o destaque no fim da partida, com defesas importantes que garantiram o resultado.