Quebra de contrato entre empresa e a Vale deixa sem trabalho 2,5 mil pessoas

Lado mais fraco – Pelo menos 2.500 trabalhadores empregados pela Vale em obras contratadas no município de Marabá (Pará) perderam o emprego no início de fevereiro. Eles foram contratados por uma empresa de construção e engenharia que faliu. A causa seria a quebra de contrato pela maior mineradora e empresa exportadora do Brasil no valor de R$ 100 milhões. A Vale teria pago apenas a metade, segundo fontes ligadas à empresa WO, com sede no Maranhão.

No dia 25 de janeiro, cerca de 50 trabalhadores com salários atrasados chegaram a interditar a ferrovia Carajás, de onde é escoado o minério de ferro para o Porto do Itaqui, em São Luís. Naquela ocasião, os trabalhadores informaram que um acordo entre a WO e Vale, para pagamento dos salários e as rescisões contratuais, teria sido descumprido.

Fontes consultadas na Vale nesta quinta-feira (10) pela reportagem do ucho.info disseram que a mineradora obteve liminar judicial para repasse dos valores diretamente aos funcionários, sem a participação da WO. Em janeiro, os trabalhadores disseram que esta informação não foi confirmada em seus contracheques.

Em nota encaminhada há pouco ao site, a Vale negou que tenha havido descumprimento “com suas obrigações legais e financeiras com a citada empresa”. Disse também que “tem beneficiado inclusive empresas maranhenses com acesso a linhas de crédito”.

A nota da Vale

“A Vale esclarece que as relações comerciais que mantém com seus fornecedores são orientadas pelo compromisso de disseminar a responsabilidade econômica, social e ambiental em sua cadeia produtiva.

São falaciosas as informações de qualquer descumprimento da Vale com suas obrigações legais e financeiras com a empresa citada ou qualquer outra com a qual mantém contrato. A Vale, por meio das ações de capacitação que promove junto aos seus fornecedores, a exemplo do programa INOVE, tem beneficiado inclusive empresas maranhenses com acesso a linhas de crédito.

O objetivo do programa é estimular e incrementar negócios que envolvam empresas locais a fim de torná-las mais competitivas para atender as exigências do mercado.”

(Foto: Diário On Line)