Imprensa ignora a ética e surrupia covardemente o jornalista Gilmar Corrêa e o ucho.info

Sem pudor – Há no universo do jornalismo brasileiro uma onda de falso moralismo, que na maioria das vezes funciona para proteger um grupo de profissionais que desdenha aqueles que de fato correm atrás das notícias. Em um país de dimensões continentais, com pluralidade partidária e problemas políticos de toda ordem, buscar informações em todo o território nacional é algo difícil inclusive para os grandes conglomerados de comunicação.

Ao longo dos últimos dez ano, o ucho.info marcou a sua história com inúmeros furos de reportagem, mas em nenhum momento seus jornalistas se sentiram tentados a não dar o devido crédito aos profissionais responsáveis por matérias de interesse da sociedade e que aqui foram republicadas na íntegra ou serviram de base para reportagens de nossa lavra. O diferencial do ucho.info sempre foi, como continuará sendo, o jornalismo opinativo independente e de credibilidade.

Na última terça-feira (15), este site levou ao ar excelente reportagem do jornalista Gilmar Corrêa, que de maneira clara e nada sensacionalista focou a possibilidade de o delegado da Polícia Federal e deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) conquistar o status de banqueiro caso venha a se casar com a empresária Roberta Luchsinger, herdeira do Credit Suisse, segundo maior banco da Suíça e que opera em quase todos os países do planeta.

Muito estranhamente, a revista IstoÉ publicou matéria com base em nossa reportagem, mas em nenhum momento teve a coragem de dar o devido crédito. O jornalista Sérgio Pardellas, autor da reportagem da IstoÉ, deu o devido crédito ao ucho.info, mas a direção da revista decidiu suprimir a citação. Antes disso, outros tantos veículos de comunicação, muitos deles eletrônicos, noticiaram o fato, como se cada um fosse o autor da matéria em questão. No último final de semana, no rastro da atitude antiética da IstoÉ, o sítio eletrônico iG trouxe matéria semelhante, citando a revista semanal como responsável pelo furo de reportagem.

Que fique bem claro que o primeiro veículo do País a noticiar o fato foi o ucho.info, sempre lembrando que o autor da matéria é o brilhante jornalista Gilmar Corrêa, editor-adjunto deste noticioso eletrônico e que muito nos honra com sua competência e vasto conhecimento dos escaninhos da política nacional.

Toda essa situação mostra que ética está longe de ser assunto acadêmico, pois trata-se de algo que se aprende ainda no berço, no seio da família. E os veículos que sorrateiramente surrupiaram o material aqui publicado com exclusividade e antecedência fazem jus às respectivas histórias.