Maior desafio do Grêmio se confirma e leva vantagem na Copa Libertadores da América

Derrota brasileira – O consenso de que a partida contra o Júnior de Barranquilla seria o maior desafio do Grêmio na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2011 se confirmou na quinta-feira (24). Na casa do adversário, o Tricolor gaúcho até saiu na frente, mas foi derrotado por 2 a 1 pela equipe colombiana, caindo para a segunda posição no Grupo 2, com três pontos. O Júnior, que estreara com vitória sobre o León de Huánuco, lidera a chave com seis pontos ganhos.

O próximo compromisso do time de Renato Gaúcho pela Libertadores será na próxima quinta (03), diante do León de Huánuco, no Estádio Olímpico. O Júnior enfrenta agora o Oriente Petrolero, que ainda não somou pontos na competição, na Bolívia.

Depois da boa vitória por 3 a 0 sobre o Oriente Petrolero na estreia, o Grêmio partiu com tudo para cima do Júnior e aos 4 minutos de jogo abriu o placar com Borges. Uma vitória tranquila parecia se desenhar diante do Tricolor, mas o restante do primeiro tempo foi marcado pela pouca efetividade do time no ataque.
Os donos da casa se aproveitaram da postura retraída dos brasileiros e passaram a pressionar. Foram recompensados aos 28 minutos, com Hernández, que apareceu às costas de Gilson e desviou na saída de Victor, para empatar a partida.

Melhor no segundo tempo, o Grêmio passou a manter a posse de bola em seu campo ofensivo e diminuiu o ânimo colombiano. O time brasileiro teve boas chances logo no início da etapa, especialmente com Borges, mas não conseguiu marcar. Em jogada sensacional do zagueiro Rodolfo, de antes do meio de campo, o gremista encobriu o goleiro Rodriguez, mas a bola quicou na pequena área e passou por cima do travessão.

Logo após o belo lance gremista, Hernández descolou um escanteio despretensioso para o Junior e, na cobrança, colocou a bola na cabeça de Paez, que só escorou para o meio da pequena área, onde Viáfara apareceu de carrinho e empurrou para o gol: 2 a 1 para os colombianos.

Após o segundo gol dos anfitriões, o jogo cresceu em emoção. O Grêmio pressionou o time colombiano, com boas jogadas pela esquerda, mas não conseguiu buscar o empate. A equipe da casa apenas administrou o tempo e confirmou a segunda vitória na Libertadores 2011.