Só dois times estão classificados para as oitavas de final da Libertadores

Festa de brasileiros – A Copa Libertadores da América já tem os seus primeiros classificados para as oitavas de final: o Libertad do Paraguai e o Junior da Colômbia. Mas isso não é tudo: a oitava semana do torneio também ofereceu goleadas arrasadoras e partidos emocionantes.

Sete pontos como visitante e uma vitória em casa valeram ao Libertad a primeira passagem para as oitavas de final em toda a competição. O clube paraguaio confirmou o seu bom momento com um apertado 1 a 0 — gol de Sergio Aquino, de pênalti — fora de casa sobre o Universidad San Martín do Peru, pelo Grupo 1. Mesmo com a derrota, os peruanos mantiveram a segunda colocação, graças ao frustrante empate em 1 a 1 entre Once Caldas e San Luis.

O outro classificado da rodada é o Junior de Barranquilla, que manteve os 100% de aproveitamento após quatro jogos pelo Grupo 2. Os colombianos começaram a partida contra o Oriente Petrolero com o pé esquerdo e sofreram um pouco, mas foram salvos por Carlos Bacca, que entrou na segunda etapa. Dois gols do atacante — o segundo, de pênalti — asseguraram o 2 a 1 de virada e a classificação para a próxima fase. O Junior é líder da chave, posição que garantiu com o empate em 1 a 1 entre León de Huánaco e Grêmio, que brigarão pela vaga restante, contabiliza o “Fifa.com”.

Entre os representantes brasileiros, quem fez a festa foram Internacional e Cruzeiro. O atual campeão, ainda invicto, aparece na ponta do Grupo 6, graças à goleada fora de casa sobre o Jorge Wilstermann por 4 a 1. Em segundo está o Emelec, que derrotou o Jaguares pelo placar mínimo com um gol de pênalti de David Quiroz. Já a Raposa está com um pé nas oitavas com o humilhante 6 a 1 que impôs ao Deportes Tolima pelo Grupo 7. O Estudiantes aparece um ponto atrás da equipe de Belo Horizonte, graças a outra goleada: um 5 a 1 sobre o Guarani, com três gols de Hernán López e dois de Leandro González.

A rodada

Terça-feira (15)
Argentinos Juniors (ARG) 0 X 1 Nacional (URU)
Universidad San Martín (PER) 0 X 1 Libertad (PAR)
Once Caldas (MEX) 1 X 1 San Luis (MEX)

Quarta-feira (16)
Jorge Wilsterman (BOL) 1 X 4 Internacional (BRA)
Cruzeiro (BRA) 6 X 1 Deportes Tolima (COL)
Emelec (BRA) 1 X 0 Jaguares (MEX)
Colo Colo (CHI) 3 X 2 Santos FC (BRA)

Quinta-feira (17)
León de Huánuco (PER) 1 X 1 Grêmio (BRA)
Estudiantes LP (ARG) 5 X 1 Guaraní (PAR)
Liga de Quito (ECU) 5 X 0 Peñarol (URU)
Junior (COL) 2 X 1 Oriente Petrolero (BOL)