Copa e Olimpíada: novo estádio do Corinthians ainda está no papel e trem-bala continua lerdo

Tudo parado – Quando o presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou que o Brasil sediaria a Copa de 2014, Luiz Inácio da Silva, que estava na Presidência e comandava a delegação verde-loura que acompanhou a decisão na Suíça, disse, entre lágrimas, que os brasileiros realizariam o melhor evento futebolístico de todos os tempos. Com o passar do tempo, o secretário-geral da entidade máxima do futebol planetário, Jérôme Valcke, fez duras críticas ao governo federal por conta da caótica situação em que se encontravam os aeroportos nacionais. De lá para cá nada mudou nos aeroportos, mas Valcke mereceu foi chamado inominadamente por Lula de “idiota”.

Tudo muito bem, pois Lula da Silva pautou a sua passagem pelo Palácio do Planalto em cima da mentira. Para contrapor as críticas de Jérôme Valcke, o próprio Lula anunciou a construção do trem-bala, que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Acontece que o empreendimento já foi descartado para a Copa de 2014 e corre o risco de não ficar pronto para os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na capital dos fluminenses.

Mesmo diante do marasmo que marca a construção do trem-bala, cujo processo licitatório foi adiado mais uma vez, como antecipou o ucho.info, o Senado Federal deve votar na quarta-feira (13) a Medida Provisória 511/10, que autoriza o financiamento de R$ 20 bilhões, através do BNDES, para o empreendimento que será entregue à iniciativa privada.

Enquanto o trem-bala permanece parado, estagnada está a construção do estádio do Corinthians, na Zona Leste da capital paulista, que, de acordo com a presidente Dilma Rousseff, sediará o jogo de abertura da Copa de 2014. Semanas atrás, o ucho.info antecipou com exclusividade a viagem de Dilma Rousseff a São Paulo, onde a petista reuniu-se no escritório da Presidência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab, encontro que foi acompanhado pelo ex-presidente Lula, conselheiro vitalício do alvinegro paulistano.

Durante o encontro ficou acertado que as obras do novo estádio do Corinthians, previamente batizado de Itaquerão, deveriam começar impreterivelmente em abril. Com duas semanas de abril já riscadas do calendário, nada aconteceu no terreno fincado no bairro de Itaquera e que foi escolhido para abrigar a nova casa do Timão.

Não faz muito tempo, para o desespero dos palacianos, Edson Arantes do Nascimento afirmou que o Brasil está correndo o sério risco de protagonizar um inesquecível vexame na Copa de 2014. E não custa lembrar que em termos de profecias Pelé é um especialista.