Fluminense – Dois dias com quatro jogos cada, sete vagas disponíveis e 13 das 16 equipes envolvidas ainda sonhando com o mata-mata. Na última semana da Copa Libertadores os números dão a mostra exata do tamanho da emoção reservada para o torcedor. Serão oito confrontos decisivos, informa o “Fifa.com”.
Apontar apenas um jogo como destaque da rodada pode se tornar uma missão arriscada. Ainda mais se ele for de um grupo em que os quatro integrantes aparecem com chances de classificação. Mas, no confronto em Buenos Aires, entre o Argentinos Juniors e Fluminense, a acirrada disputa tem um ingrediente a mais: a rivalidade entre brasileiros e argentinos. Vencedor do Torneio Clausura de 2010, os locais chegam em melhor situação – estão na segunda posição com sete pontos – e precisam de uma vitória simples para fazer a festa da torcida. Já o campeão brasileiro, lanterna com cinco, terá de vencer e ainda torcer pelo América no outro duelo da chave se não quiser ter sua participação abreviada.
Herói do Flu há duas rodadas, Deco é desfalque com lesão muscular. Por outro lado, Fred voltou a marcar no Campeonato Carioca, e o time de Enderson Moreira viajou confiante. O Argentinos, por sua vez, perdeu longa invencibilidade no Clausura, mas deixou o duelo com o Godoy Cruz pensando na Libertadores. “Temos uma partida fundamental e precisamos ganhar de qualquer forma”, disse o técnico Pedro Troglio.
O destino de Argentinos Juniors e Fluminense também passa pela partida entre Nacional e América em Montevidéu. Líderes do Grupo 3 com nove pontos, os mexicanos estão próximos da vaga e se classificam com empate ou até mesmo com derrota, caso o outro duelo termine empatado. Aos uruguaios, a vitória é sinônimo de vaga, sendo que um empate também pode bastar. A dose de emoção na quarta-feira certamente será alta.
Antes, na terça, o Grupo 1 decidirá quem passará aos playoffs ao lado do Libertad. São três times com chances, sendo que o San Martín, segundo colocado com seis, depende apenas de suas forças. Os peruanos pegam o Once Caldas e podem até avançar com empate, enquanto aos campeões de 2004 só os três pontos salvam. Simultaneamente, o Libertad recebe o San Luís pensando em boa classificação final, enquanto os mexicanos têm de vencer fora e ainda cruzar os dedos.
O atual campeão Internacional perdeu a chance de se classificar na rodada anterior, mas espera encerrar o suspense do Grupo 6 contra o Emelec no Beira-Rio. Os equatorianos, na terceira posição com oito, prometem dificultar ao máximo, mas sabem que o Jaguares tem grandes chance de superar o lanterninha Jorge Wilstermann mesmo jogando na Bolívia.
Os jogos da última rodada
Terça-feira (19)
Libertad (PAR) x San Luis (MEX)
San Martín (PER) x Once Caldas (COL)
Jorge Wilstermann (BOL) x Jaguares (MEX)
Internacional (BRA) x Emelec (ECU)
Quarta-feira (20)
Nacional (URU) x América (MEX)
Argentinos Juniors (ARG) x Fluminense (BRA)
Colo Colo (CHI) x Cerro Porteño (PAR)
Santos (BRA) x Deportivo-Táchira (VEN)