Duelo enfre Fred e Ronaldinho não aconteceu, mas Flamengo leva a melhor nos pênaltis

Destaque dos goleiros – O duelo pessoal entre Fred, grande líder do Fluminense em campo, e Ronaldinho Gaúcho, estrela maior do Flamengo, não aconteceu: minutos antes da partida, a ausência do camisa 10 rubro-negro em função de uma lesão no joelho, sofrida no jogo do meio de semana contra o Horizonte, pela Copa do Brasil, foi confirmada.

Apesar do desfalque, o confronto foi equilibrado do apito inicial à disputa de pênaltis. Graças à precisão do goleiro Felipe, o Rubro-Negro levou a melhor e decidirá a Taça Rio contra o Vasco. Uma vitória diante do tradicional rival dá ao Fla, campeão da Taça Guanabara, o título Estadual por antecipação.

O Fluminense começou com força total e dominava as ações em campo quando as luzes do Engenhão se apagaram, paralisando a partida. No retorno, o Flamengo perdeu Leo Moura, machucado após dividida com Conca, e ainda viu o Tricolor abrir o placar com Rafael Moura aos 21 minutos.

O técnico Vanderlei Luxemburgo arriscou tudo na volta do intervalo, usando as duas substituições que restavam para colocar Bottinelli e Deivid no lugar de Fernando e Wanderley, respectivamente, e as mexidas funcionaram. Aos 21, Willians levantou da intermediária e Thiago Neves, de cabeça, deixou tudo igual no Engenhão.

Na decisão por pênaltis, Renato Augusto e Thiago Neves desperdiçaram pelo Fla; pelo lado tricolor, Souza chutou por cima do gol e Felipe defendeu as cobranças de Araújo e Tartá, definindo a emocionante classificação rubro-negra. (Fotos: Gilvan de Souza – Cleber Mendes)