Distritais decidem sobre criação de três CPIs para investigar denúncias no Distrito Federal

Corpo mole – Os líderes dos blocos partidários da Câmara Legislativa do Distrito Federal decidem nesta terça-feira (26) qual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será tirada da gaveta. Os deputados terão de escolher entre a CPI do Pró-DF, a da Saúde e do DFTrans. Uma reunião marcada para as 14h30 discutirá o assunto.

Para que três CPIs funcionem na Casa é preciso que a última seja aprovada em plenário. A conversa desta terça-feira apontará qual tema é prioritário para o Poder Legislativo do DF.

Na primeira quinzena de fevereiro deste ano, distritais assinaram requerimentos para investigar irregularidades nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Transporte, mas isso não significa garantia de apuração. Para uma CPI ser instaurada, de fato, o pedido de criação precisa ser publicado no Diário da Câmara Legislativa, prerrogativa exclusiva da Presidência da Casa, que deu início ao processo nas duas últimas semanas.

Após pressão dos colegas parlamentares, os requerimentos das CPIs do Pró-DF e da Saúde — que investigará, entre outros temas, a terceirização dos serviços do Hospital Regional de Santa Maria — foram oficializados. Hoje, será a vez do pedido de investigação do DFTrans. O próximo passo será abrir prazo de cinco dias para escolha dos integrantes de cada comissão.

O relatório da CPI que investigou denúncias de corrupção nas gestões de Joaquim Roriz e José Roberto Arruda até hoje não foi publicado. “Tem muita gente aqui que faz discurso pela abertura das comissões, mas no governo Arruda pediu para arquivar o processo. Eu não tenho nenhum problema em investigar, não tenho telhado de vidro”, alfinetou Patrício. Com informações do “Correio Braziliense” e da assessoria de imprensa da Câmara Legislativa.