Talento de Messi faz a diferença na vitória do Barcelona sobre o Real Madri na Liga dos Campeões

Dois a zero – Dois chutes, dois gols. Lionel Messi deu mais duas provas de seu talento fora de série nesta quarta-feira (27), quando deixou o Barcelona em posição muito confortável diante de seu arquirrival Real Madrid para retornar à final da Liga dos Campeões da UEFA.

Em dois lances bem diferentes no segundo tempo, completando um cruzamento na pequena área e realizando mais uma de suas incríveis arrancadas para exibir toda sua versatilidade, o craque argentino definiu um 2 a 0 no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, a favor da equipe visitante no terceiro clássico consecutivo entre as duas potências espanholas.

Desta forma, o Barça pode perder até mesmo por um gol de diferença na partida de volta, na próxima terça-feira (3), no Camp Nou, que decidirá o certame com o vencedor do confronto entre Manchester United e Schalke 04. O clube inglês também venceu fora de casa por 2 gols a 0 e está muito perto de fazer uma revanche com os catalães, após a derrota na final de 2009. Nunca um visitante que tenha vencido por esse placar tomou a virada em seus domínios jogando pela competição continental.

O técnico José Mourinho repetiu a formação tática do Real na final da Copa do Rei, que terminou com um triunfo por 1 a 0 e o título para os merengues. Não tinha Sami Khedira, escalou Lass Diarra; não tinha Ricardo Carvalho, escalou Raúl Albiol. No primeiro tempo deu certo.

Embora o Barcelona tivesse o domínio de bola (75% a 25%), não conseguiu se desvencilhar da marcação adversária. O lance que acordou a torcida aconteceu na saída para o intervalo: Pinto e Sergio Ramos trocaram agressões e o goleiro reserva do Barça acabou expulso. O clima era de muita tensão, mesmo.

O Real Madrid voltou mudado para a etapa final. Mesut Özil foi substituído por Emmanuel Adebayor, exatamente como na última partida. Mas o sistema de Mourinho ruiu com a expulsão de Pepe.

Jogando como volante, o brasileiro naturalizado português acertou Dani Alves em uma entrada forte no campo de ataque e levou o vermelho. Enquanto o Real Madrid se perdia, o Barça se achava no Bernabéu.

O time visitante começou a envolver o rival com toques rápidos e mais espaço. O holandês Ibrahim Afellay entrou no lugar de Pedro, machucado, e mudou o panorama da partida. Ele fez uma grande jogada pela ponta direita, deixou Marcelo para trás e cruzou rasteiro em direção a Messi. O argentino se antecipou com rapidez dentro da área e bastou tocar entre as pernas de Iker Casillas para fazer 1 a 0.

O argentino não fazia uma de suas melhores partidas. Mas terminou como o nome do jogo, craque que é. Em uma jogada de cinema, desarmou a esquadra branca. Passou por dois marcadores, evitou o terceiro e tocou de modo suave para a rede. Era sua segunda finalização na partida. Foi seu segundo gol no Bernabéu e o 11º em 11 jogos na competição nesta temporada.

O Barcelona tem agora quatro jogos de invencibilidade na casa do Real. Messi deixou sua marca nessas quatro partidas.