Operador do “Mensalão do Democratas” concorda em depor no Conselho de Ética contra deputada

Perguntas controladas – O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, José Carlos Araújo (PDT-BA), afirmou há pouco que Durval Barbosa prestará depoimento na Câmara no processo disciplinar contra a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF). A audiência será pública e aberta à imprensa, mas as perguntas dos parlamentares serão selecionadas pelo presidente do Comitê.

O depoimento está marcado para a próxima quarta-feira (4), às 14 horas. Segundo o deputado, Barbosa adiantou que falará apenas sobre o caso Jaqueline Roriz e não se pronunciará sobre qualquer outro tema.

Em princípio, o ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF havia pedido que o depoimento fosse feito nas instalações da Polícia Federal. Após Araújo garantir que ele contaria com estrutura de segurança suficiente, Barbosa concordou com o depoimento na Câmara, recorda a “Agência Câmara”.

Segundo o presidente do colegiado, o depoimento será aberto, ou seja, a entrada não será restrita a deputados. O número de presentes à sala, contudo, ficará limitado à quantidade de assentos do local.

O Conselho de Ética está reunido agora no plenário 14 para discutir o andamento do processo contra Jaqueline. A deputada foi filmada recebendo dinheiro de Barbosa, em 2006, quando fazia campanha para a Câmara Legislativa do DF. O ex-secretário foi operador e delator do esquema conhecido como “Mensalão do Democratas”.