Senadores do PSDB já discutem fusão com o Democratas, mas tema ainda é polêmico

Crise nos dois – O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) toma café nesta sexta-feira (29) com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM). A conversa será política e terá por objetivo amenizar os impactos da crise do Democratas, que teve reflexos na administração estadual. Bauer deverá comentar o teor da conversa que manteve na manhã desta quinta-feira com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente da executiva nacional dos tucanos, deputado federal Sérgio Guerra (PE).

Os três discutiram as notícias cada vez mais fortes da possibilidade de fusão do PSDB com o Democratas, como forma de estancar a fuga de filiados para o PSD, partido que está sendo articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e a senadora Kátia Abreu (TO), com aval do Palácio do Planalto. Raimundo Colombo avisou publicamente que deixará o Democratas ou, se acontecer a fusão, prefere ficar no ninho tucano.

Na noite de quarta-feira (27), a executiva nacional do Democratas esteve reunida em Brasília. Segundo a assessoria do senador José Agripino (RN), que responde agora pela presidência nacional da legenda, não foi debatido aspectos referentes à fusão, que poderia acontecer após as eleições de 2012. Agripino esteve na tarde desta quinta na Paraíba, onde foi recebido pelas lideranças locais. Ele fará visitará outros estados para desenhar um quadro do que ainda resta do partido.

No PSDB o clima também não é dos melhores, mas para o senador Paulo Bauer não há crise. “Como pode a saída de sete vereadores de São Paulo provocar uma crise. O Partido tem mais de 800 prefeitos, 12 senadores”, contabiliza. O senador não comentou, no entanto, os problemas gerados com a recondução, no final de semana passada, do ex-governador Leonel Pavan à presidência da executiva estadual.

Por conta da decisão da convenção estadual, dois deputados federais de Santa Catarina podem deixar o partido. São eles, Jorginho Melo e Marco Tebaldi, este licenciado do mandato porque é o secretário de Turismo do governo estadual.