Governo admite que pretende votar ainda nesta quarta-feira o novo Código Florestal Brasileiro

O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, disse que o governo quer que novo Código Florestal seja votado hoje (04). Segundo ele, a expectativa é que, até o fim do dia, seja feita uma proposta de consenso. A ex-senadora Marina Silva (PV-AC) jogou a toalha ao afirmar há pouco que o projeto deverá ser mesmo aprovado, apesar das reclamações dos ambientalistas.

Ela disse que por conta dessa celeuma, e da pressa em aprovar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), teria aumentado os desmatamentos em três estados do Norte – Amazonas, Rondônia e Acre.

A discussão e votação do mérito do projeto de lei deverão iniciar às 19 horas. Ao longo do dia, a Polícia Legislativa tomou precauções especiais para a segurança do prédio e dos parlamentares. O acesso às áreas próximas ao plenário é feito apenas com crachá.

“O governo trabalha com a hipótese de construir um relatório consensual”, disse. “O melhor é que, no código Florestal, não tenham vencedores nem vencidos”, completou ao sair de reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e com líderes partidários.

Luiz Sérgio afirmou ainda que a proposta elaborada pelo relator e que foi definida na comissão especial, criada para analisar o assunto, não tem a concordância do governo. “Até porque, queremos uma proposta acordada com os diversos setores envolvidos”, disse.

Entre as propostas do relatório de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está a que libera as propriedades de até quatro módulos fiscais de recompor reserva legal desmatada dentro da propriedade.

O presidente da Câmara reafirmou que a matéria será votada tão logo haja consenso. “O governo não trabalha com a ideia de não votar o código”, disse acrescentando que até o fim da tarde de hoje haverá acordo para votar a proposta. Com informações da “Agência Brasil”.