PCdoB antecipa eleições municipais e lança Alice Portugal à prefeitura de Salvador

João na berlinda – Os diretórios municipal de Salvador e o estadual da Bahia do PCdoB, confirmaram há instantes a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura da capital baiana. O anúncio foi feito pelo presidente do diretório estadual, deputado federal Daniel Almeida, que também estava pleiteando a oportunidade de concorrer à prefeitura.

O anúncio antecipa em um ano e meio as eleições municipais de Salvador e num momento conturbado para o atual prefeito, João Henrique (PMDB). Alice Portugal foi a parlamentar mais votada de Salvador nas eleições de outubro de 2010 com 54 mil votos. E foi a segunda mulher que recebeu o maior número de votos em toda a Bahia, logo após a senadora eleita Lídice da Mata (PSB-BA).

Na quinta-feira passada Daniel Almeida havia antecipado a ideia do partido de lançar candidatura própria. “Temos convicção de que uma candidatura da base aliada ao governo estadual irá para o segundo turno, quando toda base estará junta e reunirá todas as propostas”, disse. O PCdoB teve o segundo maior número de votos para deputado estadual na capital baiana em 2010.

Enquanto os neo-comunistas antecipam a corrida eleitoral, o Democratas dá sinais de largar a coligação que dá sustentação ao prefeito João Henrique. No domingo, o deputado federal ACM Neto cutucou por duas vezes o prefeito em seu microblog.

O neto do falecido senado Antônio Carlos Magalhães também quer concorrer à prefeitura. Segundo informou o “Bahia Notícias”, o parlamentar teve uma agenda de candidato no fim-de-semana, quando visitou nada menos que cinco bairros da cidade.

Há um mês o presidente estadual do partido, o ex-deputado José Carlos Aleluia, já admitia o rompimento. ACM Neto convidou o prefeito de Salvador a “dar umas voltas na Cidade Baixa e no Subúrbio para observar de perto toneladas de lixo acumuladas pelas ruas” e, ao homenagear o Dia das Mães, disse que elas merecem uma cidade mais limpa.