Santos FC vence Once Caldas e dá importante passo rumo às semifinais da Libertadores

Peñarol – Nas oitavas de final, o Cruzeiro já se deu conta de que uma vitória fora de casa – aliás, contra o próprio Once Caldas – não era suficiente para garantir coisa alguma. Mas é certo que o Santos Futebol Clube deu um tremendo passo em direção às semifinais da Copa Libertadores da América, ao derrotar na quarta-feira (11) os colombianos em Manizales, no estádio Palgrande, por 1 a 0.

Com o resultado, o Peixe joga a partida de volta, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, pelo empate. O Once Caldas precisa vencer por dois gols de diferença para avançar direto às semifinais da competição continental. O Santos faz o jogo de volta na próxima quarta-feira, dia 18. Antes disso, o Peixe se prepara para a decisão do Campeonato Paulista no próximo domingo (15), às 16 horas, diante do Corinthians, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) – o primeiro jogo entre as duas equipes terminou 0 a 0, informo o “Fifa.com”.

O primeiro tempo denotou certa equivalência tática entre as duas equipes, mas somente aos 42 minutos a equipe praiana encaixou um contra-ataque e abriu o placar. Após boa jogada de Neymar, que deu um passe preciso para Alan Patrick, o substituto do lesionado Paulo Henrique Ganso tocou com categoria para marcar 1 a 0.

Se o torcedor santista esperava um time mais cauteloso no início da segunda etapa, se enganou. O Peixe subiu ao ataque e adiantou sua marcação, sufocando o adversário. O Once Caldas mal conseguia passar da intermediária.

Com a pressão, o Santos passou a manter mais a bola no ataque e acelerar o jogo. Aos 14 minutos, Neymar foi para cima de Calle, que fez falta, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um a menos, o time colombiano encontrou dificuldade para organizar a marcação e ofensivamente levou pouquíssimo perigo ao gol de Rafael.

Após errar uma série de finalizações, a partir dos 30 minutos de jogo, o Once Caldas subiu ao ataque e tentou pressionar. Rentería obrigou Rafael a uma grande defesa e o time da casa se animou. Contudo, o Santos logo equilibrou a partida e assegurou sua vitória, após pressionar o time colombiano, mas não conseguir chegar ao segundo gol.

Já o Peñarol conseguiu um bom resultado em casa ao vencer a Universidad Católica por 2 a 0 – resultado que dá uma boa vantagem à equipe uruguaia na busca por voltar a uma semifinal continental depois de 24 anos.

O duelo marcou o encontro dos carrascos dos gaúchos no torneio. A Universidad eliminou o Grêmio, enquanto o Peñarol tirou o Internacional da disputa. O primeiro gol da partida foi marcado por Richard Núñez, ainda no primeiro tempo. Já nos acréscimos do segundo tempo, Alejandro Martinuccio aproveitou uma falha bisonha do goleiro Paulo Garcés, que falhou ao agarrar a bola apos um chutão para frente, para marcar.

Quem passar desse confronto vai enfrentar Vélez Sarsfield ou Libertad nas semifinais. O primeiro jogo entre as duas equipes acontece nesta quinta-feira, na Argentina.