FC Porto chega ao título do campeonato português invicto depois de 27 vitórias e 3 empates

Na história – A Liga Portuguesa chegou ao fim e consagrou um dos melhores campeões da história. O Futebol Clube do Porto conquistou o título sem sofrer qualquer derrota no campeonato, igualando um feito que apenas tinha sido alcançado uma vez.

Trinta jogos, 27 vitórias e apenas 3 empates. Foi este o extraordinário registro que o FC Porto de André Villas-Boas alcançou na Liga ZON Sagres 2010/11, os números que valeram o título de campeão, numa prova onde o ex-detentor do título, o Benfica, desiludiu e pouco ou nada conseguiu fazer para contrariar a superioridade azul e branca.

E foi precisamente no estádio do rival lisboeta que os dragões selaram a conquista do título, o ponto alto de uma caminhada que incluiu, ainda, uma goleada por 5-0 frente ao Benfica, na primeira volta do campeonato. E, se tudo isto não bastasse, o FC Porto ainda conseguiu igualar o recorde que o Benfica detinha desde 1972/73 quando se tornou na primeira, e até agora única, equipa a sagrar-se campeã sem conhecer o sabor da derrota.

“Ficará para a história e na memória de todos. Acabar um campeonato sem derrotas é algo que dificilmente acontecerá nos próximos anos”, realça o treinador André Villas-Boas que, aos 33 anos, chegou, viu e venceu a um grande do futebol português. Na época de estreia ao serviço dos dragões ganhou a Supertaça, o campeonato e pode, ainda, levantar os troféus da Liga Europa – joga a final esta quarta-feira com o Braga – e da Taça de Portugal.