Começa a reação petista para desacreditar as denúncias contra o ministro Antonio Palocci Filho

Mobilização geral – Toda a cúpula do Partido dos Trabalhadores foi mobilizada em defesa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci Filho. Os senadores do partido já tinham sido chamados para a trincheira na final da semana passada, procedimento que também será adotado pela bancada do partido na Câmara.

O objetivo é desacreditar todas as denúncias contra o ministro e fazer com que o seu patrimônio, multiplicado por 20 em quatro anos, seja algo corriqueiro. Ao grupo que resolveu ir ao ataque, se integrou também o ex-chefe da Casa Civil e oráculo da presidente Dilma Rousseeff. A meta é abortar uma crise iminente de grandes proporções no governo.

Quase uma semana após estourar o caso do enriquecimento patrimonial do ministro da Casa Civil, o pivô do escândalo do mensalão, José Dirceu, saiu em defesa do colega de partido.

Informações não confirmadas dão conta que Zé Dirceu seria uma das pessoas interessadas na queda de Palocci. O fato é que a crise gerada dentro da Casa Civil é resultado de uma briga intestina entre facções e interesses petistas. Há suspeitas de tráfico de influência em projetos privados.

O jornalista Magno Martins observa que em seu blog pessoal, Zé Dirceu afirmou que a repercussão da notícia se trata de “mais uma crise forjada”. Ele citou declarações dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miriam Belchior (Planejamento) publicadas na imprensa durante a semana passada.

Já os governadores petistas reunidos nesta segunda-feira (23) com o presidente do partido, Rui Falcão, em Brasília, seguiram a linha adotada pelo governo federal de blindagem ao ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci., informou o “Terra”.

Todos descartaram a necessidade de Palocci prestar esclarecimentos no Congresso Nacional sobre o crescimento de seu patrimônio. O jornal “Folha de S. Paulo” publicou reportagem no último dia 15 afirmando que o ministro aumentou seu patrimônio em 20 vezes em um período de quatro anos. Veja mais denúncias no ucho.info.

Dirceu concordou com a opinião de Cardozo de que “há muita fumaça e poucos fatos apresentados”. Para o ex-ministro, essa definição é “uma síntese do que realmente acontece”. O petista mantém o blog desde 2007 e escreve várias vezes ao dia, publicando notícias e comentários sobre política e economia brasileiras.