Prefeitura de São Paulo já desperta a cobiça de pré-candidatos, que brigam calados nos bastidores

Dada a largada – As eleições municipais estão marcadas para outubro de 2012, mas a disputa pela prefeitura da maior cidade brasileira, São Paulo, já começou e tem movimentado com folga os bastidores da política local.

Ex-prefeita da capital dos paulistas, a petista Marta Suplicy usará o mandato de senadora para ganhar visibilidade no cenário da disputa. Marta, que em 2008 perdeu a eleição para o prefeito Gilberto Kassab, disse que está pronta para enfrentar qualquer adversário. Antes disso, a senadora terá de enfrentar a queda de braços que será travada pelos vários pretendentes ao cargo que existem dentro do próprio Partido dos Trabalhadores.

Longe das hostes petistas, a briga pela prefeitura paulistana ganha contornos extras no PMDB e no PP. No domingo (22), o capítulo paulistano do Partido Progressista realizou convenção que contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, que chegou ao evento na companhia do deputado federal Gabriel Chalita (PSB), que deve aterrissar no PMDB no próximo dia 4 de junho, de acordo com informações obtidas pela reportagem do ucho.info.

De olho na prefeitura de São Paulo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, também registrou presença na convenção do PP. Skaf, que em 2010 participou da corrida ao Palácio dos Bandeirantes, é outro pré-candidato do PMDB ao cargo de Kassab.

O enxadrismo eleitoral que começa a se formar com muita antecedência na Pauliceia Desvairada será o primeiro grande teste político de Gilberto Kassab, que está empenhado na criação do PSD e alimentando o sonho de concorrer ao governo estadual em 2014. A ideia de Kassab servirá para o PT tentar esvaziar as chances de reeleição do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, partido que os petistas há quase duas décadas tentam derrotar na terra dos bandeirantes. Por conta disso, as chances de Chalita se viabilizar como candidato do PMDB não são tão grandes, pois o partido integra a administração de Gilberto Kassab, que tem a peemedebista Alda Marco Antônio como vice (a obra deve ser creditada a Orestes Quércia) e mais dois integrantes da legenda em secretarias municipais.