PSDB sela acordo durante convenção, mas racha interno continua no rastro da eleição presidencial de 2014

Bicudos se entendem – Confirmando o que antecipou o ucho.info durante a semana, o ex-governador José Serra não presidirá o Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB. Durante a convenção nacional do partido, que acontece neste sábado (28), em Brasília, ficou decidido que Serra assumirá o conselho policio da legenda, que também terá como membros o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin (SP) e o senador Aécio Neves (MG). Em outras palavras, os tucanos reuniram o racha em um conselho e colocaram FHC no meio do tiroteio.

Derrotado na tentativa de voltar ao Senado Federal, o cearense Tasso Jereissati, como noticiamos anteriormente, ficará na presidência do Instituto Teotônio Vilela, pois do contrário cairia no limbo político. Diferentemente do que anunciam alguns veículos de comunicação, a ideia de instalar Serra no Instituto Teotônio Vilela teve o apoio de José Serra, que pensou em tomar a presidência do partido, caso não assumisse um cargo de destaque.

Alckmin gostaria de ver José Serra longe da disputa pela prefeitura de São Paulo, o que garantiria ao governador caminho livre para 2014, mas isso dificilmente acontecerá, pois a administração paulistana é a vitrine política nacional e não há quem desperdice uma oportunidade como essa.

Depois de muitas discussões e negociações de bastidores, o deputado Sérgio Guerra continuará presidindo o partido. O primeiro vice-presidente será o ex-governador Alberto Goldman (SP), que sucedeu Serra no Palácio dos Bandeirantes durante a corrida presidencial de 2010. O vice-presidente-executivo do partido será Eduardo Jorge Caldas Pereira, enquanto o deputado federal Rodrigo de Castro permanecerá na secretaria-geral.