Barcelona derrota o Manchester United e conquista pela quarta vez a Liga dos Campeões da UEFA

Show de bola – Se no mundo do futebol existem santuários, o Estádio de Wembley, em Londres, é um deles. Foi lá, em uma das mais lendárias praças esportivas do planeta que o Barcelona FC derrotou o poderoso Manchester United na partida final que definiu o campeão da Liga dos Campeões da UEFA, na tarde deste sábado (28).

Com volume de jogo invejável e um toque de bola desconcertante, o onze merengue deixou a Terra da Rainha como um das melhores equipes de futebol de todos os tempos. Fora isso, o Barcelona teve o domínio da posse de bola. No primeiro tempo, aos 26 minutos, o camisa 17 do Barcelona, Pedro, abriu o placar e levou a torcida ao delírio na capital inglesa. O Manchester foi para o intervalo com a esperança renovada, pois aos 33 minutos o atacante Rooney balançou a rede do gol guardado por Valdés.

No segundo tempo, diante da ruidosa torcida, o Barça não perdoou e ampliou o placar, ficando a um passo da consagração. Aos 8 minutos, o genial Lionel Messi bateu sem chance de defesa para o goleiro do Manchester, o holandês Van der Sar. A partida parecia decidida, apesar de algumas jogadas perigosas do Manchester United, mas um novo gol selou o triunfo espanhol. Aos 23 minutos, Villa marcou o terceiro gol da equipe comandada pelo técnico Josep Guardiola.

O juiz Viktor Kassai (Hungria) em quatro ocasiões usou o cartão amarelo. Foram advertidos o goleiro Vladés e o lateral Daniel Alves, do Barcelona, e Carrick e Valencia, do Manchester. É o quarto título do Barcelona na Copa dos Campeões da UEFA, que anteriormente levantou a taça em 1992, 2006 e 2009. (Foto: Luiz Gene – France Presse)