Bernardo, orgulho vascaíno, é artilheiro do Brasileiro; Fluminense derrota o Atlético (GO)

Aproveitamento – No Rio de Janeiro, o garoto Bernardo vai se tornando a cada partida um motivo de orgulho para a torcida do Vasco da Gama. O meia-atacante foi considerado por anos como a grande aposta da base do Cruzeiro, mas acabou emprestado pela segunda temporada consecutiva, depois de ter sido rebaixado com o Goiás em 2010. Aos poucos, em São Januário, os vascaínos valorizam ainda mais essa contratação. Dessa vez ele marcou de pênalti para abrir o triunfo por 3 a 0 sobre o América.

A fase do Vasco, aliás, é das melhores que o clube viveu nos últimos anos. Finalista da Copa do Brasil, o time carioca resolveu poupar seus principais jogadores nas primeiras rodadas do Brasileirão, mas isso não o impediu de chegar a duas vitórias em duas rodadas até aqui, com cinco gols de saldo e na liderança – Atlético Mineiro, Corinthians e São Paulo também têm 100% de aproveitamento. Algo que deve deixar o treinador Ricardo Gomes animado com as perspectivas para a competição, vendo que tem em mãos um banco de reservas que pode dar resultado.

Bernardo, por enquanto, é artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, com três gols marcados em dois jogos. Abaixo, aparece outro garoto, mais badalado: o são-paulino Lucas. Ele divide a honraria com um provável ídolo, Ronaldinho Gaúcho, que vai crescendo pelo Flamengo, e o argentino Dario Botinnelli, que também vai achando seu espaço no futebol brasileiro, seguindo os compatriotas Dario Conca, Walter Montillo e Andrés D’Alessandro, além do próprio Jóbson, do veterano Magno Alves e do zagueiro Leonardo Silva, ambos do Atlético Mineiro.

Fluminense, atual campeão, conseguiu sua primeira vitória ao bater o Atlético Goianiense, no Estádio Serra Dourada, por 1 a 0, com mais um gol de cabeça do zagueiro Leandro Euzébio, que é um terror no jogo aéreo. O tricolor agora acolhe, com alívio, a chegada da comissão técnica comandada por Abel Braga, para tentar reorganizar a casa após a demissão de Muricy Ramalho.