Associações de futebol rejeitam proposta de adiar eleição de Joseph Blatter para a presidência da FIFA

Quarto mandato – A manhã de reuniões do 61º Congresso da FIFA começou de forma bastante agitada. Ao ser aberto o espaço para os membros das 208 associações falarem, o presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), David Bernstein, foi o primeiro a pedir a palavra e solicitar o adiamento da eleição presidencial da entidade, marcada para esta quarta-feira (1). Bernstein pediu o adiamento baseado na crise formada dentro da entidade por conta das denúncias de suposta compra de votos das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

“Eu fui aconselhado a não me pronunciar aqui hoje, mas como considero esta uma organização democrática, eu resolvi falar. Na última segunda-feira, o presidente Joseph Blatter deu uma entrevista coletiva que foi muito controversa e recebeu declarações negativas da mídia e de alguns patrocinadores. Por conta das dúvidas na entidade e pelo fato de ser uma eleição de um único candidato, eu peço pelo adiamento da eleição sem data prevista para acontecer. Considero que se não tivermos um novo candidato, faltará credibilidade a esta eleição”.

Mostrando a força que ainda tem dentro da entidade, Blatter viu a proposta de Bernstein ser recusada por 172 votos contra apenas 17 a favor da mudança de data. A decisão deve garantir ao presidente da FIFA, na tarde desta quarta (horário local), a confirmação do seu quarto mandato consecutivo à frente da entidade. As informações são do “Terra Esportes”.