Blatter é reeleito para o quarto mandato e fala em mudanças na poderosa federação de futebol

Sem discurso – Presidente da FIFA, o economista suíço Joseph Sepp Blatter conseguiu confirmar o seu quarto mandato à frente da instituição, o que lhe garantirá mais quatro anos no comando da entidade máxima do futebol. Candidato único, Blatter recebeu 186 votos a favor contra apenas 17 brancos e nulos, além de três abstenções.

Após comandar o 61º Congresso da FIFA durante todo o dia, Joseph Blatter se retirou do auditório onde está sendo realizado o evento em Zurique dez minutos antes do início da votação. Antes de sair, o suíço foi aplaudido pelos membros da FIFA que votaram por sua permanência.

Blatter disse durante todo o dia que o momento é de mudanças drásticas dentro da entidade. “Digo que o momento é de tolerância zero e quando falo em tolerância zero não serve apenas para o meu vizinho, para o meu oponente, para o árbitro de futebol. Serve para todos nós. Este jogo pertence a todos”, disse Blatter, minutos antes da votação.

Mais cedo, Blatter deixou claro que existe grande possibilidade de mudança nas escolhas de sede das Copas do Mundo. A medida visa acabar com casos de corrupção, como os que foram denunciados pela imprensa mundial. Ao invés de apenas os 22 membros do comitê executivo da FIFA terem direito a voto, o suíço sugere que esta responsabilidade seja aberta para as 208 associações ligadas à entidade.