Piso salarial dos policiais também vira moeda de troca para abafar denúncia contra Palocci Filho

Pressão recomeça – O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) entrou na ciranda da chantagem da base governista contra Dilma Rousseff, por conta do suspeito enriquecimento do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci Filho. O ex-governador fluminense, figura atualmente sem prestígio no terceiro andar do Palácio do Planalto, pede esmolas com o chapéu alheio.

Na reunião de terça-feira (31) que buscou retomar a tramitação da PEC 300 no plenário da Câmara, Anthony Garotinho sugeriu trocar o apoio a Palocci pela aprovação do piso nacional para policiais e bombeiros militares. “Temos uma pedra preciosa, um diamante que custa R$ 20 milhões, que se chama Antonio Palocci”, ponderou sem rodeios. Segundo ele, sem pressão a matéria não será votada.

A PEC foi aprovada em primeiro turno no ano passado, mas precisa de uma nova votação para seguir para o Senado Federal. O deputado André Moura (PSC-SE) lembra que o projeto tramita há dois anos e meio na Câmara dos Deputados. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) a situação é um desrespeito com a segurança pública do país.

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Filho (DEM-SE), disse que irá encaminhar ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), estudo do colegiado sobre a PEC 300/08.

Na versão atual, conforme explicou o deputado, a PEC prevê a criação de um fundo nacional, formado por um percentual entre 4% e 5% da arrecadação federal com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para ajudar os estados a financiar a segurança pública.