Nuvem de cinzas vulcânicas volta a interromper o tráfego aéreo no sul do Brasil, Argentina e Uruguai

As companhias aéreas TAM e Gol voltaram a suspender nesta segunda-feira (13) todos os voos que saíam de Buenos Aires, na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai, ou tenham essas cidades como destino, em razão da nuvem de cinzas provocada pelo vulcão chileno Puyehue. A Gol também informa que não operará voos no aeroporto de Rosário, na Argentina.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a nuvem de cinzas chegou ao espaço aéreo da Argentina e do Uruguai, incluindo as capitais Buenos Aires e Montevidéu. Ainda de acordo com o boletim, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea está monitorando atentamente a evolução do quadro pela proximidade com a Região Sul do Brasil.

Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) indicam que, do total de 697 voos programados até as 9h de hoje em todo o Brasil, 30 foram cancelados e 49 sofreram atrasos. Na semana passada, a nuvem de cinzas provocou o fechamento dos principais aeroportos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A semana começa com tempo nublado e névoa úmida no Paraná e Santa Catarina, além de possibilidade de chuva em áreas isoladas do Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas variam entre 2 graus Celsius (°C) e 24°C em toda a Região Sul. Com informações da “Agência Brasil”.