Ajuda de Lula à ministra Ideli Salvatti mostra que ex-presidente continua dando as cartas no Planalto

Palpite amigo – Muitos políticos da base aliada apostam no bom desempenho da petista Ideli Salvatti à frente da Secretaria de Relações Institucionais, mas ainda é cedo demais para qualquer prognóstico sobre a atuação da ex-senadora por Santa Catarina como articuladora política do governo da presidente Dilma Vana Rousseff.

A escolha de Ideli para substituir o também petista Luiz Sérgio Nóbrega, agora ministro da Pesca, foi um duro recado de Dilma ao PT de São Paulo, que durante a era Lula dominou a Esplanada dos Ministérios. Após a queda de Palocci Filho, que ainda não explicou a bisonha e meteórica evolução do seu patrimônio, a ida de Luiz Sérgio para uma pasta sem expressão e orçamento é outro golpe no PT paulista. Afinal, o ex-responsável pelas Relações Institucionais é homem de confiança do deputado cassado José Dirceu de Oliveira e Silva.

Nessa dança de cadeiras, o mais assustador depoimento ficou por conta do senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, que afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva ajudará muito a ministra Ideli Salvatti nas negociações com o Congresso Nacional. Isso mostra que Lula continua sendo a sombra da companheira Dilma Rousseff, que em 2010 foi apresentada ao eleitorado como a garantia de continuidade. E pela escandalosa ingerência atual o messiânico Lula estava certo.

Fora isso, a atuação do ex-presidente nos bastidores do poder deixa evidente que sua tentativa de retorno ao Palácio do Planalto em 2015 é uma questão de tempo. E Dilma que não pense em reeleição, pois será atropelada pela máquina que Lula deixou encravada na máquina pública.