Deputados acusam Vale de usar “práticas questionáveis” em contratos com terceirizados

Práticas questionáveis – Três comissões da Câmara dos Deputados – Legislação Participativa (CLP), Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) – realizarão conjuntamente, ainda nesta semana (quinta-feira, dia 16), audiência pública em que a Companhia Vale do Rio Doce será o centro das discussões.

Além de discutir as iniciativas, os métodos e as práticas empresariais e negociais da Vale, a audiência discorrerá, também, sobre as acusações de “calote” e quebra de contrato firmado com empresas envolvidas na execução de obras da Estrada de Ferro Carajás. A reunião será realizada às 9 horas, no Plenário 3.

O debate é uma iniciativa conjunta dos deputados federais maranhenses Waldir Maranhão (PP), Domingos Dutra (PT) e Carlos Brandão (PSDB), e do deputado baiano Luiz Alberto (PT). “Espero que muita coisa seja esclarecida, principalmente sobre os projetos que a Vale tem para o Brasil”, acredita Maranhão.

Para os parlamentares existe a suspeita de que a Companhia Vale Rio Doce , nos últimos tempos, vem adotando práticas pouco ortodoxas e de forma predatória, com o sufocamento de empresas a ela ligadas na prestação de serviços e fornecimento de insumos.

No Estado do Maranhão, por exemplo, empresas como a WO, a Covasp e a Logus, todas consideradas sólidas, foram levadas à bancarrota por estratagemas inaceitáveis, verdadeiros truques e artimanhas” da Vale.

Os deputados também ressaltam as notícias veiculadas desde o final de janeiro deste ano, segundo as quais cerca de 2.500 a 3 mil empregos foram extintos pela Vale, nos estados do Maranhão e no Pará, ao arrepio da legislação trabalhista brasileira e sem nenhuma justificativa. Com assessorias e agência “Política Real”.