Obra em aeroporto é adiada e Porto Alegre pode ser palco do caos durante a Copa do Mundo

Brincadeira tem hora – Uma das mais importantes cidades brasileiras, a bela e acolhedora Porto Alegre está fadada a enfrentar problemas durante a Copa do Mundo de 2014. Escolhida para sediar um punhado de partidas do mais badalado certamente do futebol planetário, a capital gaúcha terá de esperar um ano para que ocorra a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a principal porta de entrada da cidade.

De acordo com a Infraero, a obra, estratégica para a Copa, estava prevista para começar no primeiro semestre deste ano, mas só deve acontecer em 2012, ou seja, quando estiver faltando dois anos para o início da competição. O atraso se deve a não conclusão do projeto, que ficou sob a responsabilidade do Exército.

Além da obra de prolongamento da pista, o Salgado Filho, assim como todos os mais movimentados aeroportos brasileiros, carece de novos e modernos equipamentos de aproximação de aeronaves, o que evita a suspensão das operações por conta de nevoeiros.

Fato é que as obras nos aeroportos do País não devem ter como foco apenas a Copa do Mundo de 2014, mas a crescente demanda de passageiros, algo que precisa ser analisado com antecedência mínima de vinte anos, caso o Brasil não queira sofrer em breve um apagão aéreo.

Quando o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, externou sua preocupação em relação ao caos reinante nos aeroportos brasileiros, o então presidente Luiz Inácio da Silva, destemperado como sempre, chamou-o de “idiota”. O mesmo Lula, em um de seus rompantes de fanfarrice, querendo estocar seus adversários, adotou o bordão “nunca antes na história deste país”, como se ele [Lula], fosse a reencarnação de Messias. Enfim…